domingo, 31 de maio de 2009

Eddie Bo (1930 - 2009)


Edwin Joseph Bocage, mais conhecido como Eddie Bo, nasceu em 20 de setembro de 1930 e veio a falecer em 18 de março de 2009. Foi compositor, cantor e pianista, passando pelo blues, R&B, soul e funk. Natural de New Orleans, veio do seio de uma família que contava com músicos de jazz. Lançou seu primeiro compacto ainda em 1955 pela Ace Records de Johny Vincent. Lançou canções por mais de quarenta selos diferentes, desde grandes, pequenos e muito pequenos, como Ace, Chess, Atlantic, Back Beat, Federal, Capitol, etc. Seu maior hit foi Hook and Sling (Pts. 1 & 2), lançado pela Scram Records, que se tornou uma febre na New Orleans de 1969 e que posteriormente ganhou distribuição nacional pela Scepter Records, ficando no top ten da paradas nacionais. A importância de Bo para sua cidade natal é tamanha que em 1997 o prefeito Marc Morial instituiu o dia 22 de maio como o "Eddie Bo Day". Fica aqui as sinceras homenagens de Soulcialismo para esse gigante da música negra.

Keep The Faith!

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Soulcialismo vol. 1 - A Pista de Dança Não Será Televisionada (2009)


Essa é a primeira coletânea do blog e virão mais volumes ai pela frente. Aqui tentamos fazer jus ao subtítulo de 16 tracks of soul power, o que significa batida forte, contra-baixo proeminente e metais a todo vapor, sem falar nos vozeirões poderosos e contagiantes. Aqui temos desde cantores clássicos como Sam & Dave, Al Wilson e Betty Lavette, passando por jamaicanos como Desmond Dekker e Errol Dixon até nomes menos conhecidos como Gino Washington. Um turbilhão de Northern soul, Jamaican soul e Soul Power!
Enjoy!
Tracklist
01. Betty Lavette- I Feel Good All Over
02. Errol Dixon - I Don't Want
03. John E. Paul - I Wanna Know
04. Beas -Dr Gold foot And His Bikini Machine
05. Bobby Patterson And The Mustangs- The Good Old Days
06. Dee Dee Sharp - Deep Dark Secret
07. Jackie Edwards - I Feel So Bad
08. Al Wilson - The Snake
09. Desmond Dekker & The Aces - I've Got The Blues
10. Eddie Spencer - If This Is Love (I'd Rather Be Lonely)
11. Flirtations - Nothing But A Heartache
12. Sam & Dave - Soul Sister, Brown Sugar
13. Lloyd & Glen - Mini-Skirt And Go Go Boots
14. Tommy McCook & The Supersonics - Work Your Soul
15. Ike & Tina - He's The One
16. Gino Washington - Romeo

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Soul por Roy Shuker



Originalmente, foi uma versão secular da música gospel. O soul era a principal forma de black music dos anos 1960 e 1970. No princípio era considerado pelos músicos de jazz como sinônimo de música autêntica e sincera. Durante sua evolução nos anos 1960, o soul representou uma fusão entre o estilo de canto gospel e os ritmos funk. Nos anos de 1950, usou-se o termo funk para designar uma forma de jazz moderno, que se concentrava no “suingue”; nos 1960, designou tanto o rhythm ‘n’ blues como a música soul, principalmente as gravações de James Brown, o “Soul Brother Number One”.

Muitas vezes uma forma de balada, o gênero tinha como tema central o amor. A música soul identificou-se intimamente com diversas gravadoras independentes: Atlantic, Stax/Volt e Motown; cada uma com sua equipe de intérpretes e um som identificável, associadas a uma localização geográfica e um cenário musical, como Detroit, Filadélfia, ou os estados sulistas dos Estados Unidos. A música soul foi importante politicamente durante os anos de 1960, paralelamente ao movimento dos direitos civis. Entre os cantores de destaque, incluíam-se, nos anos de 1950, Sam Cooke e Jack Wilson; nos anos de 1960, Bobby Bland, Aretha Franklin, Otis Redding e Percy Sledge, cujo single “When a Man Loves a Woman”, de 1966, foi a primeira gravação soul sulista a cruzar estilos e atingir simultaneamente o topo das paradas de sucessos de rhythm ‘n’ blues e pop.

No final dos anos de 1970, a música soul deixou de ser um gênero identificável, send absorvida gradualmente por diversas formas híbridas de black music e dance music. Porém, seus principais intérpretes e discos ainda possuem um número considerável de admiradores, como indicou a venda dos álbuns de compilações da música soul e o sucesso internacional do filme The Commitments (Alan Parker, 1991), com sua trilha sonora de covers da música Soul.


Fonte: Vocabulário de Música Pop, Roy Shuker, Editora Hedra (1999)

Agenda - Reggae Jamboree!


Reggae Jamboree!
Inna Soundystem skinhead reggae, country style, dub & roots

djs: Trotskid Trosko (Molotov Sound System) & Raphael Cruz (Soul Jamaica & Soulcialismo)

data: 07/06
hora: 14hs
local: Bar da Dona Graça, Rus Conselheiro da Silva, 59, esquina com Av. Paulino Rocha, Cajazeiras. Próximo ao Restaurante Espaço Grill

Podcast Soul Time


Estreou dia 11 de março o podcast Soul Time no site da Mtv Brasil. O programa é capitaneado por Greg Fernandes do conhecido blog You & Me on A Jamboree, que também possui um podcast na Mtv dedicado a boa música jamaicana. A primeira edição de Soul Time conta com 12 músicas de artistas diferentes e é uma boa introdução para quem não conhece o estilo.

Confira aqui: http://mtv.uol.com.br/soultime/blog

Ou procure na coluna da direita aqui no blog, onde você encontrará mais dois programas, o já citado Y&M e o podcast da Heartbeat Records.

Keep The Faith

terça-feira, 26 de maio de 2009

Awaydays, O Filme Casual


Awaydays, O Filme Casual


Na linha de This is England, o filme que estreou recentemente entre nós e que já alguns meses tinhamos recomendado. Surge agora este Awaydays. Baseado no livro de Kevin Sampson, que retratava fielmente a cena Casual, que surgiu no final dos anos 80 em Inglaterra. Neste novissimo Awaydays, um grupo de amigos reune-se á volta de futebol, roupa desportiva, música, copos e alguma porrada com grupos rivais.
Enfim, estavamos nos anos 80, Margaret Tatcher governava com a sua mão de ferro e os jovens tinham-se de entreter com alguma coisa. Vivia-se muito na rua e nela havia códigos próprios que surgiam diariamente entre os jovens ingleses. O punk ardeu rápido, o mod revival já era e o Casual nascia nesse preciso momento, inspirado nas viagens dos apoiantes/supporters ás competições europeus de futebol das equipas inglesas que traziam para as ilhas o último grito das marcas desportivas italianas e do norte da europa.
A banda sonora está repleta de bandas conhecidas... Esperamos notícias sobre a estreia deste filme no nosso pais, em data ainda desconhecida. Este Awadays estreia no Reino Unido no próximo dia 22 de Maio.


Nicole Willis & The Soul Investigators



Esqueça a barraqueira Amy Winehouse ou a branquela Duffy, Nicole é a garota! “Willis é do Brooklin, o Soul Investigators são da Finlândia e o som deles cheira a Memphis.” Com seis álbuns solo e mais três compactos e dois discos com os Investigators, Nicole e seus garotos nos fazem sentir saudades do período de ouro da Stax e Motown.

MySpace

História do Northern Soul

Conheça um pouco da história desse culto a soul music nascido na Inglaterra e que fez toda uma geração de jovens da classe trabalhadora ir para as pistas de dança de antigos salões e dançar até o amanhecer.

Visite nosso blog irmão Guerra de Estilos e leia o texto completo História do Northen Soul



Você mora numa cidade perdida em algum lugar do norte da Inglaterra. Centenas de fábricas ocupam o horizonte com chaminés, poluindo o céu com um vômito de fumaça cinzenta e escura. Durante a semana, em uma dessas fábricas, você trabalha numa escravidão das nove às cinco: manejando na linha de produção, varrendo o curral, removendo merda. O trabalho é ingrato, mas ele te paga o suficiente para você viver. Mais importante, ele te paga o suficiente para você sair e dançar. Porque embora a fábrica talvez seja seu trabalho, isso certamente não é a sua vida.
Todos os finais de semana, você viaja para outras cidades perdidas do norte, se veste legal, se entope de drogas e dança pra valer músicas obscuras de soul music, sonhando o tempo todo com cantores de impossíveis lugares glamourosos como Detroit, Chicago e Philadelphia. Sua vestimenta é fora de moda, mas bastante prática. Das suas polos brancas da Fred Perry descendo para seus sapatos de sola de couro Ravel, tudo que você veste é para conforto e agilidade.
As drogas que você toma também são práticas: um exército de anfetaminas, engolidas para o único propósito de deixar você na pista de dança até o amanhecer. Você dança discos de artistas desconhecidos, de gravadoras que ninguém conhece, cantando canções que pouquíssimas pessoas escutaram até hoje. Porém são esses discos que são seus únicos tesouros, os únicos que você gasta dezenas de pounds - as vezes até milhares - do seu magro salário para adquiri-los.
Seus amigos, ainda no rock progressivo ou então descobrindo os moldes pop-glitter do glam rock e Bowie, riem de você. Eles não entendem o mundo secreto que você habita. Eles não entendem as roupas, a música e os rituais da sua existência underground. Na sua cabeça, você faz parte de um grupo fechado, você pertence a um dos mais puros e descontaminados movimentos musicais de todos os tempos. Você é um “Northern Soul boy”.